Projetos

TEIF
TEIF

O Torneio de E-Sports dos Institutos Federais (TEIF) busca criar um ambiente de sociabilidade e lazer e também desenvolver habilidades esportiva fora do âmbito escolar, proporcionando aos organizadores, experiência em planejar e executar um evento tão grande que envolve a comunidade de vários IFSULDEMINAS. Até o momento já se teve duas edições, a primeira ocorreu no dia 5 de maio e a segunda no dia 20 de outubro ambas em 2018, as modalidades presenciais são: Clash Royale (celular), FIFA (videogame) e League of Legends (PC) e Counter-Strike: Global Offensive (PC). O torneio é transmitido via Twitch e tem cobertura completa nas redes sociais Facebook e Instagram, além disso há palestra e sala com emuladores.

Para saber mais acesse: www.teifesports.com

Site da LUE
Site da LUE

A Liga Universitária de E-Spots (LUE) é o maior evento presencial universitário de esportes do Brasil. O evento, surgido em 2016, já passou pela sua 3ª edição, onde contou com a presença de mais de 800 universitários de todas as regiões do país.

Diante dessa grande liga, viu-se a necessidade da criação de um site para que amantes de esportes pudessem acompanhar e manterem-se informados sobre o evento. Então Vinicius Marmoro, diretor de marketing da 3º edição do torneiro, entrou em contato com a Aldeia Consultoria Júnior para a criação de um site institucional composto por um carousel, player de vídeo do Youtube e Twitch, tabela do campeonato e integração com API do Instagram para as fotos do evento.

Os membros da Aldeia Consultoria Jr. que assumiram o compromisso de desenvolvimento foram Rodrigo Franco, como gerente do projeto e desenvolvedor, e Laís Magalhaes e Marcos Moreira, como desenvolvedores, que entregaram o site em apenas 20 dias devido a urgência do prazo estabelecido pelo cliente. Com esse projeto, a equipe aprofundou seus conhecimentos em desenvolvimento front-end com HTML5, CSS3, SASS e bootstrap 3, assim como desenvolvimento back-end com PHP, além do versionamento de código utilizando Git.

O site pode ser acessado em: www.ligauniversitariaesports.com.br

De Bike em Poços
De Bike em Poços

A Aldeia Consultoria Júnior com o objetivo de auxiliar na redução dos impactos ambientais e sociais da mobilidade urbana e preocupada com o aumento significativo de veículos motorizados em Poços de Caldas, aproximadamente 105 mil para uma população estimada, segundo o IBGE (2017) 166 085 habitantes, propôs o evento De Bike em Poços. A ideia era difundir os preceitos da mobilidade urbana apresentando uma alternativa sustentável para os cidadãos, a fim de induzir uma mudança de comportamento e promover a conscientização contra a poluição, ruídos e o congestionamento de tráfego, resultantes da dependência dos automóveis particulares em Poços de Caldas.

Para isso, o incentivo da utilização de bicicletas como meio de transporte cotidiano, em redes cicloviárias seguras (ciclovias, ciclofaixas, e ciclorrotas) auxiliará um sistema viário de qualidade proporcionando à população uma maneira segura de locomoção, além de ser compatível com a saúde física e a preservação do meio ambiente.

Como o poder público em nossa cidade iria implantar a junção das duas principais ciclovias (Av: João Pinheiro e Zona Sul) a ideia era organizar um passeio ciclístico no dia 24 de junho com concentração em frente a FEPASA às 8h.

Para mais informações sobre o evento acesse: www.debikeempocos.aldeiaconsultoriajr.com

2º Circuito Empreenda Poços
2º Circuito Empreenda Poços

Em sua 2ª edição, o CIRCUITO EMPREENDA POÇOS – Zona Sul, organizado e promovido pela Prefeitura de Poços de Caldas - Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas e Aldeia Consultoria Júnior, reunirá conteúdo exclusivo pensado sob medida para estudantes, gestores e empreendedores da região.

Durante os dias 27, 28 e 30 de agosto de 2018, os interessados terão a oportunidade de participar de palestras, painel de debates e oficina para auxiliar no desenvolvimento de competências relacionadas ao empreendedorismo.

Acesse o site em: www.cep.aldeiaconsultoriajr.com

Projeto Circuito Empreenda Poços
Projeto Circuito Empreenda Poços

O Circuito Empreenda Poços, ocorreu nos dias 9,10 e 11 de outubro no auditório do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. Foi um evento voltado para estudantes, gestores e empreendedores, organizado pelo Curso de Gestão Comercial, Prefeitura de Poços de Caldas, SICOOB Saromcredi e Aldeia Consultoria Jr.

As atividades pela Aldeia Consultoria foram:

  • Criação e desenvolvimento do site para o evento, bem como também a sua manutenção e atualização (link para o site).
  • Suporte durante os três dias de evento, realizando as inscrições de todos os presentes para posterior emissão de certificado.
  • A Aldeia também, durante os três dias de evento, apresentou o seu portfólio à platéia presente, divulgando o seu trabalho.

Projeto Pesquisa De Mercado (Coffee)
Projeto Pesquisa De Mercado (Coffee)

O primeiro cliente externo da Aldeia, cujo teve o objetivo desenvolver uma pesquisa de mercado, a fim de verificar para um empreendedor a possibilidade da implantação de um novo modelo de negócio ligado ao setor de cafeterias na cidade de Poços de Caldas.

Como o projeto tem a conclusão estipulada para até final de janeiro, já foram realizados as seguintes atividades:

  • Treinamento para a aplicação dos questionários;
  • Aplicação da 1° e 2° etapa dos questionários;
  • Organização das respostas dos questionários;
  • Lançamento dos dados no Software SPSS Statistics de ambas as aplicações.
Projeto Hoodor (IF De Portas Abertas)
Projeto Hoodor (IF De Portas Abertas)

No dia 25 de outubro ocorreu no IFSULDEMINAS – Câmpus Poços de Caldas o IF Portas Abertas, cujo tratava de um evento científico-tecnológico, que compreendeu a V Mostra de Profissões e a Feira de Ciências (Poços Tec), com o propósito de divulgar os seus cursos integrados, técnicos subsequente e principalmente os cursos superiores.

A Aldeia entrou como parceira nesse evento, buscando patrocínios em forma de brindes para os alunos que participaram do evento e também foi de sua competência a divulgação para as escolas da cidade de Poços de Caldas - MG (público alvo), bem como toda a organização da logística do transporte referente ao público-alvo.

Foram realizados as seguintes atividades:

  • Elaboração do Plano de Marketing do evento para apresentação nas empresas;
  • Levantamento do quantitativo dos alunos de todas as escolas de Poços de Caldas - MG;
  • Organização desses dados e criação da rota logística para o transporte dos alunos;

Resultados obtidos:

  • A Aldeia trouxe ao evento 240 alunos com a parceria da Empresa Auto Ônibus Circullare, sendo um número muito expressivo, já que ao todo estiveram presentes 346 pessoas durante todo o evento.
  • Também conseguiu o patrocínio da Empresa Carol Coxinhas, fornecendo um coffee break com 1000 salgadinhos aos visitantes e aos desenvolvedores do evento.
  • Projeto Geotur (Banco De Dados Geográficos Da Rede Hoteleira De Poços De Caldas)
    Projeto Geotur (Banco De Dados Geográficos Da Rede Hoteleira De Poços De Caldas)

    O objetivo desse projeto foi o de levantar informações sobre o perfil da rede hoteleira de Poços de Caldas e organizá-las por meio de um Sistema de Informações Geográficas (SIG). Gerando subsídios para a gestão pública do setor, além de informações de mercado para a criação de novos negócios na cidade.

    Neste projeto, a Aldeia está com duas bolsas para dois membros da Empresa, uma delas é por meio da Secretaria Municipal de Turismo de Poços de Caldas, parceira neste projeto. O outro bolsista foi financiado pelo edital 22/2017;

    Seguindo o cronograma desse projeto, que estabelece a conclusão para 31/07/2018, foram desenvolvidos até o momento:

    • Levantamento das informações da rede hoteleira com a aplicação de questionários;
    • Organização dos dados na tabela de Atributos;
    • Criação do banco de dados online
    • Iniciação da construção do Sistema de Informações Geográficas
    • Iniciação do layout do projeto GEOTUR no site da Aldeia.

    © Aldeia Consultoria Júnior. Desenvolvido por Rodrigo Araújo Marinho Franco