Orientadores

Alexandre Carvalho de Andrade

Licenciado e Bacharel em Geografia (2001), Especialista em Geografia do Turismo (2003), Mestre em Geografia (2005) e Doutor em Geografia: Organização do Espaço (2014), cursados na UNESP – Campus de Rio Claro. Tem experiência em pesquisas e docência nas áreas de organização dos espaços urbanos e rurais, turismo, análise populacional e dinâmicas econômicas regionais. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – Campus de Poços de Caldas e coordenador do curso de Geografia desta referida instituição.

Allan Arantes Pereira

Engenheiro Florestal, Mestre e Doutor em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), desenvolvendo parte da pesquisa de doutorado na Universidade de Lisboa / Centro de Estudos Florestais e no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Tem experiência profissional como Analista de Florestas e Biodiversidade (agosto/2005 - jul/2006) no projeto Inventário Florestal de Minas Gerais, realizado pela UFLA . Entre ago/2006 e dez/2010, exerceu a função de Analista Ambiental no Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais trabalhando no setor de incêndios florestais e no desenvolvimento de pesquisas em técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento, como instrumento de política, planejamento e gestão ambiental do Governo do Estado de Minas Gerais. Em janeiro de 2011 ingressou na carreira de Professor EBTT pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas,onde atua principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento e sensoriamento remoto aplicado ao monitoramento da vegetação, aprendizagem de máquinas para classificação de áreas queimadas em imagens orbitais.

Carlos Alberto Turati

Possui graduação em Letras (Licenciatura Plena) pela Fundação de Ensino Octávio Bastos (2003), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero do discurso, discurso político, discurso citado, ideologia, notícia, fotojornalismo. Tem experiência docente principalmente nos seguintes temas: leitura e produção textual, gêneros de textos acadêmicos, análise linguística, filosofia da linguagem e enunciação. No Mestrado, desenvolveu pesquisa abordando o tema do discurso citado e da fotografia de imprensa como enunciado reproduzido (financiamento FAPESP). No Doutorado, desenvolveu pesquisa abordando os sentidos da pobreza na sociedade brasileira contemporânea a partir da análise do discurso político e midiático (financiamento FAPESP). Participa dos grupos de pesquisa GEGe (Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso) e LABOR (Laboratório de Estudos do Discurso). Foi professor do curso de Letras da Universidade do Estado de Minas Gerais – Campus Passos, em 2016. Atualmente, é professor do Instituto Federal Sul de Minas Gerais – Campus Poços de Caldas.

Cássio Henrique Garcia Costa

Professor no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – Campus Poços de Caldas, doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Coordenador de projetos no Centro de Inteligência em Mercados (CIM-UFLA). Atua nas áreas de Economia, Controladoria e Finanças, Gestão de Riscos, Dinâmica e Gestão de Cadeias Produtivas e Estratégia Empresarial.

Maria Sirlene do Lago

Bacharel em Administração, Economia e Direito, especialista em Docência para o Ensino Superior pelo Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos. Experiência na área de Gestão de Pessoas e advocacia trabalhista, empresarial, tributária. Atualmente, é professora da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – Câmpus Poços de Caldas.

Marielle Rezende de Andrade

Graduação em Engenharia Ambiental (2011) e mestrado em Engenharia de Energia (2016) pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Durante o período acadêmico, desenvolveu trabalhos que deram origem a uma premiação internacional e um artigo científico. Desde 2012, atua nas áreas de gestão de projetos e equipes, comunicação social, administração de empresas e planejamento estratégico, além de desenvolver estudos técnicos de saneamento básico e consultorias ambientais em diversas áreas. Faz parte do Conselho Diretor e Técnico do Instituto Fernando Bonillo, ONG de atuação ambiental no Sul de MG, com sede em Pouso Alegre/MG. Educadora e ambientalista, está sempre a disposição para buscar soluções e garantir um futuro melhor à nossa Mãe Natureza.

Rogério Coli da Cunha

Bacharel e Licenciado em Geografia e Meio Ambiente (2006), Mestre em Engenharia da Energia (2012) e Especialista em Gestão de pessoas e Projetos Sociais (2012). Possui experiências em projetos e docência na área de geoprocessamento, cartografia/topografia, gestão ambiental e gerenciamento de bacias hidrográficas, realizando diversos mapeamentos e caracterização do meio físico para pequenas centrais Hidrelétricas por meio de SIG. Atuou no instituto GAMA, sendo membro fundador e ex-presidente, viabilizando a responsabilidade socioambiental corporativa por meio das ferramentas do terceiro setor e renúncia fiscal. Atualmente, é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – Campus Poços de Caldas.

Rony Mark da Silva

Atualmente é Professor do CEFET-MG e do SENAC-MG. É Engenheiro Eletricista e Mestre em Eletrônica e Comunicações pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Lecionou no curso de Engenharia Elétrica da PUC-MINAS por 6 anos em disciplinas relacionadas a Telecomunicações, Eletrônica e Circuitos Elétricos. É também Diretor da Mark Treinamento e Desenvolvimento Humano Ltda e Professor contratado no MBA do SENAC-MG na área de Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas.

Sylvana Cardoso da Silva e Almeida

Graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Câmpus Poços de Caldas, especialista em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER, aluna regular do programa de Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida no Centro Universitário de São João da Boa Vista – UNIFAE onde desenvolve pesquisa na área de Qualidade de Vida. Iniciou sua carreira docente como instrutora no SENAI Poços de Caldas, onde lecionou nos cursos Técnico em Alimentos e Aprendizagem Industrial de Laticínios. Atualmente, é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Câmpus Poços de Caldas.

Thiago de Sousa Santos

Thiago de Sousa Santos é formado em Administração pela Universidade Federal de São João Del Rei, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras, possui experiência em Gestão de Micro e pequenas empresas e também em consultoria, com atuação no SEBRAE-MG. Iniciou a carreira docente na Unidade Integrada e Técnica de Ensino (UNITEN), atuando também na graduação em instituições como IFMG, PUC-MG, Faculdade Pitágoras e na Pós-graduação presencial e a distância da UFSJ e UFLA. Atualmente, é professor do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – Câmpus Poços de Caldas.

© Aldeia Consultoria Júnior. Desenvolvido por Rodrigo Araújo Marinho Franco